BLOCOS 3D - TEXTURAS PARQUET NOBRE PARA SKETCHUP

Por Felipe Madeira - Publicado em 9 de Junho de 2020

TEMPO DE LEITURA - 4 minutos

Hoje em dia é cada vez mais nítida a relevância que softwares de modelagem e renderização tem na atuação profissional de arquitetos, designers e decoradores. O desenvolvimento dos projetos conseguiram ganhar escala, se tornando mais rápidos, mais intuitivos e mais inteligentes, graças à evolução dos programas específicos de modelagem e representação. Nas duas últimas décadas esse aplicativos passaram de um robótico CAD (sigla traduzida para Desenho Assistido por Computador) com interface simples, bidimensional e rígida, como uma espécie de versão computadorizada do desenho geométrico tradicional, para softwares tridimensionais, interativos e com alto grau de personalização, permitindo gerar formas e gráficos tidos como impossíveis na geometria descritiva da “Era da prancheta”. Presenciamos assim uma guinada para a representação cada vez menos abstrata, mais próxima da realidade, tornando sua compreensão mais didática até mesmo para leigos.

E se falamos em compreender e representar arquitetura, o principal recurso proporcionado pela evolução dos softwares especializados é, sem sombra de dúvidas, o Render 3D. Uma ferramenta computadorizada capaz de simular volumes, textura e iluminação de um projeto físico, além de poder capturar uma imagem a partir de determinado ângulo. Esse tipo de ferramenta, que ganhou notoriedade nos filmes de animação Hollywoodianos, foi se consolidando no mercado ao favorecer a compreensão do cliente sobre o que está sendo proposto pelo profissional, de maneira atrativa e próxima da realidade, diminuindo assim as barreiras de comunicação entre eles.

Não tem muito tempo que para se fazer um bom Render era necessário um “supercomputador” e bastante experiência no assunto. Ainda assim, levaria horas para conseguir um arquivo final minimamente convincente e com boa resolução de imagem. A saída era o Render Manual, perspectivas buscando representar ambientes e projetos, simulando materiais e revestimentos com técnicas de desenho, utilizando canetas, marcadores, lápis, ceras e etc. Materiais caros, processos demorados, meticulosos e que, embora encantadores, debruçavam-se no poder de abstração do cliente para um interpretação completa do que estava sendo proposto.

Comparativo entre Cena 3D Modelada e Renderizada – Imagem de: https://www.liveenhanced.com/3d-rendering-techniques-an-overview-of-various-techniques/

Deste modo, os softwares especializados em rendering de imagens evoluíram no sentido de exigir cada vez menos conhecimento técnico para conseguir melhores resultados em computadores mais simples, tornando essa tecnologia mais acessível a todos os profissionais da área. Os programas de modelagem também se tornaram grande aliados, desenvolvendo Plugins (aplicativos de integração entre dois programas), permitindo acrescentar texturas, pontos de iluminação, câmeras (vistas pré programadas) de renderizações, atributos que favorecem o trabalho durante a geração das imagens 3D.

Talvez o mais popular dentre os elementos de integração, usado de maneira massiva devido a sua indiscutível praticidade, são os Blocos 3D. Esses blocos são arquivos que contém um objeto ou um conjunto de objetos modelados em 3D ou 2D, que carregam consigo uma série de atributos técnicos e estéticos fidedignos à realidade, desde unidade métrica à materialidade. Esses arquivos permitem modificações e inserções em diversos softwares, facilitando a composição de cenas de ambientes em 3D.

A popularização dos Blocos 3D fez com que grandes indústrias começassem a compartilhar o seu material, permitindo a inclusão de seus produtos virtualizados, de forma gratuita, nos mais diversos projetos. De maneira fiel e descomplicada, a inserção desses objetos pré modelados, otimiza o tempo e o esforço do projetista, gerando um produto final mais sólido e vendável. Hoje o 3D Warehouse é a maior plataforma de compartilhamento destes arquivos, um projeto Google, adquirido em 2012 pela Trimble Inc, que hospeda e categoriza diversos produtos disponibilizado por empresas e por colaboradores externos, promovendo a maior biblioteca de arquivos 3D Online. Preocupados em facilitar a apresentação dos projetos de forma fiel ao material, hoje a Parquet Nobre faz parte dessa plataforma, sendo a primeira empresa de revestimentos e pisos de madeira no Brasil a disponibilizar blocos com as suas paginações separadas por espécies.

A Parquet Nobre sempre se destacou no mercado brasileiro por buscar inovação, sempre apresentando a seus parceiros novas soluções, produtos e acabamentos, investindo em uma equipe de designers interna para gerar tecnologia e obter melhor resultados em suas execuções. Os frutos desta busca são reais e estão nos nossos cases, em projetos que ganharam destaque em mostras e na internet, sendo premiados inclusive internacionalmente. Apesar de nosso ofício ser extremamente manual, acompanhamos as tendências do mercado como a indústria 4.0 e internet of things, entendendo a importância do uso das tecnologias digitais, com ferramentas que permitam integrar e otimizar cada vez mais o nosso trabalho.

Texturas Parquet Nobre Cumaru – Amostra

Sendo assim, hoje apresentamos os Blocos 3D da Parquet Nobre. Cada arquivo contém uma ficha técnica, explicando as características da madeira e os nossos acabamentos, bem como sua espécie e nome científico. Além da ficha, seguem até seis blocos com as paginações mais utilizadas de cada uma das 5 espécies do nosso catálogo, todas com as medidas já fixadas (pré definidas), tornando a aplicação da textura no seu projeto tridimensional ainda mais fiel a realidade. Disponibilizamos as seguintes paginações de Tacos; Chevron, Escama e Aleatório. Para Assoalhos apresentamos as larguras de 7cm, 10cm e 15cm, nas espécies Cumaru, Peroba Mica, Peroba Rosa de Demolição, Tauarí e Sucupira.

Este é o primeiro passo da Parquet Nobre no caminho da colaboração digital, abrindo nossos arquivos e compartilhando a nossa expertise para somar à de tantos outros profissionais da área. Acreditamos que assim novos projetos venham ganhar forma, de maneira orgânica, sustentável e viva, feita com matéria prima brasileira, construtora de memória afetiva e identidade, junto com nossos pisos de madeira.

 

TUTORIAL

Criamos um pequeno tutorial para detalhar o passo-a-passo da aplicação das Texturas dos Pisos de Madeira Parquet Nobre em projetos de SketchUp – O Software com maior adesão popular e com maior interação com o 3D Warehouse – Facilitando, assim, o uso do nosso produto no seu projeto.

1- Encontre o perfil da Parquet Nobre no 3D Warehouse

Nossos Blocos estão disponíveis no site 3D Warehouse, que funciona como uma biblioteca de produtos e texturas 3D. Entre no site e busque por “Parquet Nobre”. Rapidamente o nosso perfil aparecerá na ferramenta de busca.

Insira “Parquet Nobre” na ferramenta de Busca do 3D Warehouse

 

2- Baixe os Blocos 3D da Parquet Nobre

Ao entrar no nosso perfil, nossos produtos aparecerão nomeados pela espécie da madeira. Basta clicar na espécie desejada e, em seguida, apertar o botão download que aparecerá no pop-up. Seu arquivo será direcionado para a pasta de Downloads ou para a pasta desejada.

Perfil da Parquet Nobre no 3D Warehouse com os blocos disponíveis para baixar

 

Pop para baixar o arquivo

 

3 – Inserindo os blocos nos arquivos SketchUp

Busque no seu computador o local onde o arquivo baixado foi salvo e clique duas vezes no ícone. O software SketchUp será iniciado e uma vez aberto você terá acesso a ficha técnica do material e os blocos, todos nomeados, com suas respectivas texturas.

Arquivo com os blocos nomeados e ficha técnica Parquet Nobre

Selecione o bloco desejado com o mouse e copie (atalho Ctrl + C). Abra o arquivo no qual deseja aplicar a textura Parquet Nobre e cole o bloco (atalho Ctrl + V). Ao executar este comando o bloco do arquivo anterior aparecerá no atual. Posicione-o fora do projeto que está sendo modelado para evitar sobreposições.

4 – Importando a Textura do Bloco para o Projeto.
Escolha a Ferramenta Paint Bucket

Selecione a superfície na qual deseja aplicar a textura, ela pode ser o piso ou uma parede. Clique na ferramenta Paint Bucket (o Balde que aparece na Barra de Ferramentas). Enquanto estiver com a Ferramenta Paint Bucket acionada, mantenha pressionado a tecla ALT, deste modo a função Eye Dropper (conta-gotas) será ativada.

Inserindo o bloco no seu Arquivo Final

Clique na Textura desejada com o Eye Dropper ativado, solte o botão ALT para voltar à função Bucket e, com a função Paint Bucket acionada, clique nas superfícies selecionadas previamente.

Copiando a Textura com a Ferramenta Eye Dropper
Aplicando a Textura com a Ferramenta Paint Bucket

 

Textura Parquet Nobre Aplicada

 

Ao final deste processo, o seu projeto 3d estará pronto para ser renderizado no software da sua preferência, trazendo ainda mais veracidade ao seu projeto virtual.

Acreditamos que esta ferramenta gráfica é um fator determinante e um recurso acessível para auxiliar a melhor percepção do cliente e de colaboradores durante a sua obra. Tornar esta ferramenta gratuita, foi a maneira que encontramos de auxiliar toda a nossa rede de arquitetos, designers e decoradores, tornando os pisos de madeira, esta alternativa tão sustentável e naturalmente bela, ainda mais presente nos lares brasileiros.

Projeto renderizado com textura Peroba Mica Chevron.