PROJETO APARTAMENTO GÁVEA III E O PISO DE TACO MACIÇO

Viviane Cabral - 2023

TEMPO DE LEITURA - 7 minutos

Em parceria com o LINHA Arquitetura, execução da Plano C, a Parquet Nobre participou de um projeto que teve como destaque o piso de madeira Taco Maciço Retangular Peroba Mica, com acabamento fosco e paginação em espinha de peixe.

Instalado na sala, nos corredores e nos quartos, o piso de taco maciço retangular promoveu uma verdadeira experiência sensorial, potencializada pela combinação de cores. A ideia foi oferecer elementos de destaque e unidade aos 76 m² deste apartamento localizado na Gávea, no Rio de Janeiro.

O resultado final foi a ampliação e integração de ambientes que tornou o espaço mais funcional, autêntico e aconchegante. Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre esse projeto de arquitetura com piso de madeira e quais as vantagens de usar o taco maciço na sua residência!

Qual foi a proposta do projeto com piso de madeira?

O projeto realizado com taco de madeira maciça Parquet Nobre teve como proposta principal a ampliação e integração de ambientes, com uma combinação alegre de cores, que proporcionou unidade e elementos de destaque em meio aos móveis e à decoração.

Para que a integração ficasse 100% perfeita, houve a demolição de um antigo quarto pequeno e estreito para aumentar a área da sala de estar. A partir daí, os espaços ganharam a alma dos donos.

Confira em detalhes o conceito da reforma do apartamento pensado pela arquiteta Paula Daemon, à frente do LINHA Arquitetura.

Escolha das cores

O projeto incluiu tons mais neutros nas superfícies fixas do apartamento e mais vibrantes em mobiliários, móveis, quadros e objetos de decoração afetivos.

No piso, a tonalidade escolhida da Peroba Mica tem tons de caramelo e marrom médios e quentes, com acabamento fosco, que destaca ainda mais o veios da madeira, proporcionando uma sensação “acetinada” ao toque.

O corredor de acesso aos quartos teve paredes e teto pintados de azul com a finalidade de dar volume à transição entre a área comum e a mais privativa do apartamento. Já a cozinha ganhou armários e algumas paredes verdes e bancos vermelhos.

Foto: Leonardo Costa
Foto: Leonardo Costa

 

Esse Piso na sua Casa

Entre em contato com nossa equipe comercial para saber valores e condições para o seu projeto

Entre em contato
Integração entre sala e cozinha

Outro elemento que fez parte do projeto foi a integração entre sala e cozinha. Afinal, essa tendência de espaço integrado veio para ficar!

Para dar unidade à área seca e molhada da casa, a madeira foi usada no piso da sala e também no armário inferior embaixo da pia e na bancada que dá o ar de cozinha americana.

O melhor é que a madeira é tão versátil, que a arquiteta pode brincar com outros elementos, compondo revestimentos, texturas e cores nos espaços.

Foto: Leonardo Costa

 

Ideia de “caixa”

De modo bastante criativo e original, o projeto incluiu elementos que passam a ideia de “caixa” em diversos cômodos do apartamento.

A proposta foi ampliar os ambientes mais compactos, tornando-os confortáveis, organizados e funcionais.

Cozinha

A cozinha ganhou o verde nos armários e nas paredes laterais para dar essa ideia de composição em formato de caixa.

Foto: Leonardo Costa

 

Suíte do casal

Já na suíte do casal, essa linha gráfica entrou em diversos elementos, como o painel de madeira usado na cama. Ele marca a cabeceira e todo o contorno, promovendo uma espécie de “abraço”.

Aquele poder que a madeira tem: levar aconchego a qualquer espaço!

Esse desenho em formato de “caixa” reforçou a linguagem gráfica e a continuidade visual de outros espaços do apartamento.

Uma curiosidade foi a escolha do local da cama, afinal, era impossível perder aquele pedaço de vista para o Cristo Redentor e o céu. Paula mediu e confirmou que aquela esquina poderia receber uma cama queen.

Ela foi feita baixa (tipo tablado), com espaço para apoio e gavetas grandes que são perfeitas para locais compactos.

Como o quarto é pequeno, foi preciso pensar em uma solução que organizasse e redimensionasse os elementos. O resultado foi uma caixa em serralheria semi-translúcida, que ofereceu leveza e privacidade ao espaço de vestir.

Foto: Leonardo Costa
Foto: Leonardo Costa

 

Escritório

O escritório também ganhou piso de taco maciço e a linguagem gráfica de “caixa”. As paredes receberam forro em cortiça em cor próxima à madeira escolhida, dando unidade ao conjunto.

Houve ainda a inclusão de uma estante em MDF grafite que é ótima para espaços pequenos, com livros organizados por cores.

Foto: Leonardo Costa
Sala

Para finalizar o efeito “caixa” no projeto Apartamento Gávea III, a sala recebeu um painel em lambri, pintado de branco, a fim de integrar as salas de estar e de jantar.

Foto: Leonardo Costa
Por que investir em um piso de madeira?

O piso de madeira é versátil e duradouro. Além disso, ele oferece a qualquer ambiente personalidade, estilo e aconchego. E o melhor é que, pela natureza ser tão completa, há várias tonalidades e texturas de madeiras que podem ser utilizadas, proporcionando espaços rústicos e elegantes.

Há ainda outras funcionalidades da madeira, como sua capacidade térmica e acústica, absorvendo um pouco as ondas sonoras.

Quando o piso de madeira é de alta qualidade e bem-instalado, dura muitos e muitos anos, atravessando gerações. Com baixa manutenção, a madeira é altamente durável.

Se antes o piso era coadjuvante, hoje ele se destaca nos projetos de arquitetura. Seu protagonismo se dá pelas imensas possibilidades de uso. As peças mudam de formato, tamanho, textura, tonalidade (de amarelo claro até marrom escuro) e desenhos.

Aprenda mais: Como limpar piso de madeira com produto correto?

Qual a vantagem do piso de taco maciço Parquet Nobre?

O projeto Apartamento Gávea III recebeu o piso de taco maciço retangular Peroba Mica, com desenho em forma de espinha. Ele é derivado das réguas de madeira maciça e, por ter dimensões fixas e encaixes perfeitos, oferece muitas alternativas de combinação entre tons e espécies.

O uso de taco maciço agrada aos mais diversos gostos. Ele pode ser aplicado de forma mais tradicional ou brincando com formas geométricas e tonalidades, gerando um ambiente autêntico e exclusivo.

É feito sob medida e fixado com cola PU. O acabamento é realizado logo depois da instalação, com verniz atóxico e pet friendly de alta qualidade.

Confira mais detalhes sobre o piso de Taco Maciço Parquet Nobre!

Conheça o LINHA Arquitetura

O projeto Apartamento Gávea III foi desenvolvido e executado pelo LINHA Arquitetura, fundada em 2017 no Rio de Janeiro. À frente do estúdio, Paula Daemon tem o objetivo de engajar pessoas, marcas e parcerias por meio de ambientes e espaços pensados minuciosamente.

Paula já trabalhou com grandes nomes e estúdios de arquitetura, como Francisco Eduardo Hue, Ivan Rezende, IN-EX Arquitetura (Renata Bartolomeu) e Be.Bo (Bel Lobo e Bob Neri).

Veja mais projetos Parquet Nobre e inspire-se!

Depois de se inspirar com o projeto Apartamento Gávea III, conheça todas as possibilidades de piso de madeira que a Parquet Nobre oferece.

Entre os projetos que participamos, estão residenciais e corporativos, como Cidade das Artes, Casa Cor, loja Reserva e Quitéria Café.

Ficha técnica do projeto

Produto: Taco Maciço Retangular Peroba Mica
Acabamento: Fosco
Paginação: Espinha

Projeto: Linha Arquitetura
Categoria: Residencial
Fotografia: Leonardo Costa
Execução da obra: Plano C
Marcenaria: ARM marcenaria
Local: Gávea, Rio de Janeiro
Ano: 2021

Veja Também Nossos Projetos